EM DESTAQUES

Prefeita de Sento-Sé entrega nova quadra poliesportiva para a comunidade do Brejo de Fora

Na manhã desta quinta-feira, 15 de agosto, na comunidade do Brejo de Fora (há 122 km da sede), a Prefeitura Municipal de Sento-...

quinta-feira, 20 de julho de 2017

Brasil é líder em controle do tabagismo, aponta relatório da OMS

Brasil é líder em controle do tabagismo, aponta relatório da OMS

Relatório divulgado nesta quarta-feira (19) pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em Genebra e Nova York afirma que uma em cada 10 mortes por doença no mundo é causada pelo fumo. Devido ao número, o órgão sugere o aumento de políticas de controle do produto a nível mundial. De acordo com o oficial técnico do Secretariado da Convenção Quadro da OMS sobre o Controle do Tabaco, Rodrigo Santos Feijó, hoje o número de pessoas informadas sobre os riscos do fumo é de 4,7 bilhões de pessoas, ou seja, 3,6 bilhões de pessoas a mais que em 2007. 

Feijó pontuou que o relatório apresenta o Brasil, mais uma vez, como um líder mundial no controle do tabagismo. "O país aparece como um dos oito que conseguiram, dentro do grupo de nações de rendas baixa e média, implementar quatro ou mais dessas medidas [de controle] efetivas no seu mais alto grau. Então, o Brasil continua aparecendo como uma liderança e uma referência para outros países no cenário global, no que se refere ao controle do tabagismo", disse à Agência Brasil. 

A Organização Mundial da Saúde  afirma que a indústria do tabaco impede tentativas de governos de implementar medidas contra o produto. E que políticas efetivas de controle ajudam a economizar bilhões de dólares com gastos de saúde e a perda de produtividade de vítimas do tabaco. Para o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, governos de todo o mundo devem incorporar as orientações da Convenção-Quadro sobre Controle de Tabaco da ONU nos seus planos nacionais.  

Entre as medidas propostas estão uma maior divulgação de imagens e gráficos de advertência sobre os riscos do tabaco e o estabelecimento de lugares públicos livres do fumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário