EM DESTAQUES

Prefeita de Sento-Sé entrega nova quadra poliesportiva para a comunidade do Brejo de Fora

Na manhã desta quinta-feira, 15 de agosto, na comunidade do Brejo de Fora (há 122 km da sede), a Prefeitura Municipal de Sento-...

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

TSUNAMIS NO BRASIL: POSSIBILIDADE OU LENDA?



A possibilidade de tsunamis no Brasil é muito discutida. Infelizmente, muitas teorias fantasiosas são difundidas na internet e atrapalham o entendimento do assunto.Os tsunamis são grandes ondas oceânicas que atingem a costa litorânea de uma área continental e provocam fortes estragos, principalmente quando atingem áreas povoadas. Na história recente, várias tragédias foram ocasionadas pela manifestação de tsunamis ao redor do planeta, com destaque para o que atingiu o Japão em 2011 e provocou um grave incidente na usina nuclear de Fukushima.
Diante desse cenário, é normal que muitas pessoas realizem o seguinte questionamento: é possível haver tsunamis no Brasil?
Para responder a essa pergunta, é preciso entender quais são as causas dos tsunamis, com destaque para aquelas que são mais comuns. No geral, as ondas gigantescas formam-se, resumidamente, por:
– fortes terremotos no assoalho oceânico, que “sacodem” as águas;
– erupções vulcânicas de grandes proporções no mar ou com grande derramamento de material sólido no oceano;
– impacto de asteroides ou casos semelhantes no oceano.
De todas essas causas possíveis, a mais comum delas é a resultante dos terremotos, responsáveis por mais de 99% dos casos registrados. Diante disso, podemos dizer que é praticamente impossível haver um tsunami no Brasil, haja vista que o território brasileiro e suas áreas circundantes encontram-se em áreas estáveis, no interior geográfico de uma placa tectônica. Nesse tipo de área, os terremotos podem até ocorrer, mas sem as proporções necessárias para acarretarem grandiosos desastres.

única possibilidade de tsunami no Brasil, ainda que muito remota, é uma suposta erupção do vulcão “Cumbre Vieja”, localizado no arquipélago das Ilhas Canárias. Nessa hipótese, tal erupção seria forte a ponto de danificar grave e abruptamente a ilha em que ele se encontra e lançar mais de 500 toneladas de terra no Oceano Atlântico, provocando fortes ondas que, entre outros lugares, atingiriam o Brasil.

Nesse cenário, se um tsunami atingisse o Brasil, ele ocorreria em estados da região Norte e Nordeste do país, principalmente nos estados do Amapá e do Pará. No entanto, o seu impacto dependeria da força, quantidade e intensidade dos efeitos gerados pela suposta erupção, o que torna essa hipótese ainda menos precisa.
Além disso, existem muitas discordâncias no meio científico sobre o assunto, e o tema complica-se pela grande quantidade de teorias conspiratórias sem fundamento ou com falsas informações que circulam pela internet. Alguns geólogos e oceanógrafos até acreditam nessa possibilidade de tsunami, mas muitos deles alertam que os efeitos no Brasil seriam muito pequenos em razão da grande distância em que o vulcão Cumbre Vieja encontra-se (mais de 4 mil km). Outros afirmam que o tsunami não ocorreria. Para aumentar o ceticismo quanto ao assunto, muitas análises datam a próxima erupção do megavulcão para daqui a 10.000 anos, sem ser possível precisar a sua intensidade.
Portanto, não é preciso muito alarde sobre a suposta ocorrência de um tsunami no Brasil. A possibilidade, embora exista, é praticamente nula e não deve ser motivo principal de preocupação para o país.

Por Me. Rodolfo Alves Pena

Nenhum comentário:

Postar um comentário