MEIO AMBIENTE
O principal objetivo do programa é formar profissionais capazes de auxiliar na diminuição dos impactos ambientais, no uso de tecnologias preventivas e adequadas na recuperação e a preservação da natureza
A preservação do meio ambiente tem sido uma grande preocupação nas últimas décadas em virtude das mudanças provocadas pela ação do homem a natureza. Diante desse cenário o Pronatec criou 32 cursos relacionados a preservação dos recursos naturais como o de Auxiliar de Fiscalização Ambiental, Agricultor Familiar, Agente de Desenvolvimento Sustentável, Reciclador, Agricultor Orgânico, Auxiliar Técnico em Agroecologia, entre outros.
O principal objetivo do programa é formar profissionais que sejam capazes de auxiliar na diminuição dos impactos ambientais, no uso de tecnologias preventivas e adequadas na recuperação e a preservação da natureza.
A concludente do curso de Auxiliar Técnico em Agroecologia da comunidade da Boca do Iaco, em Sena Madureira, Raylane de Assis conta que o Pronatec colaborou para ampliar a sua visão em relação ao ambiente que vive, principalmente no cultivo de alimentos orgânicos, controle de pragas, manejo ecológico do solo e na redução do desmatamento.
“Minha família e eu estamos tendo uma visão diferente de como plantar os alimentos para o nosso consumo. Antes utilizávamos apenas agrotóxicos para combater as pragas e dessa forma acabávamos contribuindo de uma maneira negativa com a natureza. Hoje não fazemos mais isso, pois agora usamos as técnicas naturais que foram ensinadas durante o curso”, compartilha Raylane.
A estudante também já participou de outros cursos ofertados pelo Instituto Federal do Acre - IFAC por meio do Pronatec, como o Criador de Peixes em Viveiros Escavados e Agricultor Familiar. De acordo com Raylane, é importante conscientizar a comunidade em que mora sobre o uso adequado da terra e do cultivo de hortaliças.
“Sempre tento passar para os meus vizinhos o que aprendi em sala de aula, ensinando a eles a maneira correta de plantar, assim estou contribuindo com meio ambiente e para uma alimentação saudável. Antes não reciclávamos o lixo e hoje mesmo vivendo na zona rural fazemos a reciclagem”, conta.
Comunicação Pronatec/IFAC

Nenhum comentário:
Postar um comentário